Pitacos da 8ª rodada do Brasileirão - 09/07

São Paulo 2x1 Cruzeiro - 09/07 às 18h30 (Morumbi)

Um jogo que trouxe a volta do 'gigante' São Paulo ao Brasileirão, que afastou a crise de 3 jogos sem vencer que afetava toda a torcida do Tricolor Paulista. O São Paulo soube conter a pressão da imprensa, torcida, a demissão do treinador e também todas as criticas para vencer o Cruzeiro por 2 à 1 jogando um bom futebol.

Muitos dizem que o futebol do São Paulo só melhorou por causa da entrada de Rivaldo que trouxe liderança e muita ousadia ao elenco, com um belo inicio de jogada que passou pelos pés do craque, o Tricolor abriu o placar logo no 1º tempo com um gol de Dagoberto aos 20 minutos, o craque da camisa 10 iniciou a jogada com belo passe para Marlos que tentou driblar o goleiro Fábio, a bola rebateu no meia e sobrou para Dagoberto apenas empurrar para as redes.

O São Paulo foi extremamente superior ao Cruzeiro no primeiro tempo, soube muito bem controlar a bola e aproveitar os erros de passe do time mineiro que não conseguia encaixar nenhum contra-ataque e não conseguia achar Montillo que também não conseguia espaço para desencantar no jogo.

Era um time muito mais forte de marcação e que em toda jogada passava pelos pés de Rivaldo que apenas 'acariciava' a bola e sabia fazer com que o Tricolor se armasse muito bem e conseguisse grandes oportunidades de gol, mas que também na maioria das vezes parava em um desarme da zaga ou em uma defesa do goleiro Fábio.

O segundo tempo inicia-se se nenhuma mudança, o time do Cruzeiro tenta melhorar seus passes, mas mesmo assim parece nem ter tido uma conversa com o técnico Joel Santana no vestiário, porque continuava cometendo os mesmos erros que cometeu no primeiro tempo e o São Paulo voltou mais eletrizante, mais inspirado para o jogo e soube aproveitar mais uma oportunidade, no primeiro minuto do 2º tempo, quando mais uma vez a bola caiu nos pés de Rivaldo que soube passar por dois jogadores cruzeirenses e apenas rolar a bola para Marlos dentro da grande área, o meia bateu forte para o gol e fez 2 à 0 São Paulo.

O Cruzeiro não tinha mais nada a perder, tinha que partir para cima e com isso tinha que se concentrar apenas em tentar diminuir a vantagem para depois pensar em um possivel empate, já que a virada podia ocorrer em apenas um milagre já que o time celeste não era o mesmo time que vimos nas rodadas passadas comandadas por Joel Santana.

Foi o que aconteceu, o professor Joel decidiu mudar o time nos minutos finais, primeiro aos 17 minutos, quando o lateral direito deu lugar a Roger para que o meio ficasse muito ofensivo e passasse Marquinhos Paraná para o lado direito aonde ocorriam em mais velocidade os ataques do São Paulo e com Marquinhos daquele lado, o objetivo era fazer com que o volante e também improvisado de lateral direito, anulasse os ataques são paulinos.

A mudança não parecesse ter dado muito certo e o professor Joel queria mais, aos 24 minutos então decidiu colocar Ortigoza no lugar de um apagado Thiago Ribeiro que ainda não marcou no Brasileirão, na primeira bola do paraguaio do jogo, soube muito bem explorar aquele lado direito para cruzar para Wallyson pegar de primeira em um belo chute no alto da rede, sem chances para o goleiro Rogério Ceni.

Mesmo com outras substituições como a de Brandão no lugar do autor do gol cruzeirense, o Cruzeiro não conseguiu empatar o jogo, mesmo pressionando muito no final do jogo e diminuindo totalmente o ritmo do São Paulo que contava com muitos jovens em campo, o jogo no Morumbi terminou assim, 1 à 1 em uma noite de muito frio em São Paulo.

Com esse bom resultado do Tricolor, o time paulista volta a vice-liderança com 18 pontos, apenas 1 ponto atrás do líder, já o Cruzeiro que perdeu a chance de aproveitar a crise do São Paulo para vencer o jogo, desce para a 10ª colocação com 12 pontos.


Vasco 2x0 Internacional - 09/07 às 18h30 (São Januario)

Era um jogo de muita dificuldade para o Internacional que não contava com dois fortes meio-campistas que realmente fizeram muita falta para Falcão, Oscar a serviço da seleção sub-20 e Bollatti demonstraram que sem eles, o meio-de-campo do Internacional é muito mais defensivo do que ofensivo com a entrada de Glaydson e Fabricio.

Diferente do Vasco das rodadas passadas, foi um time que conseguiu tocar a bola muito bem e achar espaço para contra-atacar, o atacante Eder Luis era sempre muito perigoso para a defesa colorada em jogadas de velocidade que ele sabe muito bem o que é.

Já o Internacional não tinha uma criação muito forte no meio-de-campo, apenas com D'Alessandro como um homem para criar jogadas, o Colorado era muito mais defensivo do que ofensivo com Fabricio e Glaydson e tentavam apenas espaço para achar possiveis contra-ataques e adotar essa tática.

Do mesmo jeito, com muito mais marcação do que ofensividade, o Colorado não conseguiu anular o ataque vascaino que era muito superior, aos 24 minutos, Romulo cabeceou e Muriel defendeu, no rebote Eder Luis buscou o espaço entre a trave e o goleiro para chutar entre os dois e fazer o gol e foi isso o que aconteceu, para depois correr para o abraço com os jogadores vascainos e dançar a dança do João Sorrisão.

No segundo tempo, o Internacional obviamente em desvantagem era óbvio que iria partir para cima do Vasco e foi o que o time gaúcho fez, fazendo o Vasco recuar totalmente para o campo defensivo e o time das colinas buscava apenas uma falta para Juninho Pernambucano cobrar e caso fosse impossivel e essa tática foi adotada, aos 37 minutos o time carioca sofreu uma falta e claro, deixou para o Reizinho cobrar, o experiente Juninho soube bater do seu jeito com a bola quicando para a defesa de Muriel e no rebote, Dedé soube aproveitar a chance e decretar de vez a vitória do Vasco.

Com o time das colinas dando a volta por cima, os vascainos ficam felizes por ver que o time assume a 7ª posição com 14 pontos e o Internacional perde a chance de avançar ainda mais no g4 e continua com 15 pontos na 4ª colocação.


Atlético PR 0x0 Avaí - 09/07 às 21hrs (Arena da Baixada)

Na estréia de Renato Gaúcho pelo Atlético Paranaense, os dois piores times do Campeonato Brasileiro não conseguiram sair do zero. O Furacão tentava manter sua postura ofensiva e com a posse de bola, sobretudo o experiente jogador Paulo Baier era o homem da criação do meio de campo como sempre foi e também o homem das bolas paradas.

A partir dos 15 minutos do primeiro tempo, o Avaí saiu mais para o jogo para buscar o resultado, mas a posse de bola do time catarinense era sempre anulada por Manoel que foi muito bem no jogo e um dos melhores do Furacão em campo, do outro lado do ataque, o estreiante da noite Santiago García, o jovem atacante uruguaio mal conseguia aparecer no jogo para resolver logo a partida, a contratação mais cara da história do time paranaense não conseguia aparecer pois a criação do meio de campo do Atlético Paranaense estava realmente também muito fraca com o Paulo Baier que estava sozinho armando as jogadas.

Mas a mudança de treinador do Furacão fez efeito, o fato é que no jogo todo, o Atlético Paranaense estava mostrando que era um time mais movimentado e tentava aparecer para buscar tabelas rápidas e chegar o quanto mais rápido possivel na área para concluir a jogada, entretanto faltava ousadia e alegria para jogar futebol e mostrar resultado nessas tantas jogadas que sairam sem resultado.

O primeiro tempo se manteve inteiro assim.. O segundo tempo também não foi muito diferente, o Atlético Paranaense entrou com a mesma disposição que estava na primeira etapa, sobretudo dava mais espaço para o ataque avaiano que estava em grande velocidade pelo lado esquerdo dando trabalho para a zaga paranaense.

Mas nada saia disso, as jogadas saiam, as chances também saiam.. Mas infelizmente, nada dava resultado para a decepção de ambos os torcedores das duas equipes que enfrentam momentos delicados no Campeonato Brasileiro de 2011.

Com esse resultado, os dois times ainda não sabem o que é vencer no campeonato e continuam nas mesmas posições que se encontravam antes desse jogo, o Atlético Paranaense se mantém na 20ª colocação com 2 pontos e o Avaí está atualmente na 19ª colocação com 4 pontos.

0 comentários:

Postar um comentário